ESCUTAI-O! (Mt 17,1-9) – Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

Na cena da Transfiguração de Jesus, no alto da montanha, nossa atenção é atraída para os fenômenos visuais com seu rico vocabulário: rosto brilhante como o sol, roupas brancas como a luz, a nuvem luminosa… Os pintores e os iconógrafos se esmeraram em retratar a luminosidade do cenário.
Contudo, a inesperada voz que sai da nuvem – a voz do Pai – não vem chamar a nossa atenção para aquilo que se pode VER, mas para o que se deve OUVIR: – “Este é o meu Filho amado, nele está meu pleno agrado: ESCUTAI-O!” Logo, a mensagem principal não se dirige aos olhos, mas aos ouvidos.
Passaram séculos e continuamos na direção errada: multidões atentas a milagres visíveis, o sol girando, paralíticos deixando as muletas, como espetáculo para nossos olhos (e para a TV). E somos esses mesmos fiéis que ainda não levamos a sério aquilo que Jesus nos repete ao longo dos quatro evangelhos: perdoar as ofensas, rezar pelo inimigo, partilhar o pão…
A mensagem da Transfiguração simplesmente repete – ainda que intensificada pela proximidade da Paixão – a mesma mensagem do Batismo no Jordão: “Este é meu Filho bem-amado!” O Pai não está absolutamente interessado em firulas de mágicos, na prestidigitação de curandeiros, em efeitos especiais, mas quer simplesmente que nós conheçamos seu Filho. Ele é o Caminho.
Aquele que se aproxima de Jesus, ouve suas palavras, imita seus gestos, inicia um processo de “metamorfose” (esta é a palavra grega deste Evangelho, normalmente traduzida como “transfiguração”) que vai revelando, dia a dia, as altitudes a que é chamada a pessoa humana.
Os críticos habituais de nossa religião não encontram grande dificuldade em contestar nossos dogmas, mas ficam mudos e perplexos diante do testemunho de pessoas que “conheceram” de fato a Jesus, a ponto de viverem como Jesus viveu: uma vida de desprendimento, de amor ao próximo, de sacrifício pela humanidade. Dom Bosco, Madre Teresa, Alberto Schweitzer estão nesta lista. Eles demonstram com a própria vida qual é a essência do Evangelho.
Assim, não precisamos de novas transfigurações. Precisamos conhecer Jesus, o Amor que se fez carne para nos salvar.
Afinal, não é o milagre… é o amor que transfigura…

Orai sem cessar: “Fala, Senhor, que teu servo escuta!” (1Sm 3,10)

4 pensamentos sobre “ESCUTAI-O! (Mt 17,1-9) – Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

  1. A Paz de Deus!
    Sou Diácono Permanente da Arquidiocese de Montes claros/MG. Estou aqui para agradecer a Deus por este instrumento de evangelização e instrução cristã, que é o Antonio Carlos Santini. Quanta consistência, sabedoria e profundidade nos seus comentários ao Evangelho. Nem é capaz de imaginar o quanto tem me ajudado na elaboração das minhas homilias. Suas reflexões são algo que só mesmo o Espírito Santo pode fazer fluir com tanta objetividade e clareza.
    Deus lhe recompense por essa grandiosa obra que é a reflexão diária do Evangelho, disponibilizada no site da Comunidade Católica Nova Aliança.
    De coração, obrigado!
    Deus o abençoe!

    • Albertina: por motivos pessoais, desinteressei-me de alimentar o blog, mas os txts do Santini sb os Evangelhos dos anos litúrgicos A, B e C estão tds aí. Como eles estão organizados por título, sei que fica difícil “adivinhar” qual o título q ele usou p falar sb o Evangelho especifico; mas creio q se vc fizer uma busca, no próprio blog, com a abreviatura e os capítulos e versículos de cada Evangelho (esse, p ex, seria Mt 17,1-9) vc encontrará até mais d uma meditação dele sb esse trecho em particular. Se você tem interesse em Liturgia Diária, c primeira leitura, salmo e evangelho, existem vários sites especializados, como o da Comunidade Canção Nova, por exemplo – mas não só; uma busca no Google basta para aparecerem diversas opções, talvez até da Comunidade Nova Aliança, de que o Antônio Carlos Santini (autor da maioria dos txts do blog) é um membro consagrado. É só clicar e escolher. Algumas, talvez até disponibilizem também meditações sb os txts litúrgicos de cada dia. Outra opções, caso vc prefira livros/revistas ao ambiente virtual, são: adquirir um Missal, onde tds os txts litúrgicos, inclusive das festas de santos e outras celebrações, estão condensados em dois volumes (há o cotidiano, c as missas de dia de semana, e o dominical); várias editoras católicas publicam-no e disponibilizam-no, inclusive para leigos, não só para padres, como a Vozes, a Paulus, Paulinas, etc, onde tb há meditções acerca dos txts bíblicos apresentados. Há quem assine, através da sua paróquia, a revistinha da Liturgia Diária, q mais de uma editora tb oferece, essa de frequência mensal; senão na sua paróquia, em alguma livraria católica será possível fazer essa encomenda. Por último, se vc se refere especificamente aos txts meditativos do Santini, ele os publica diariamente na sua página do Facebook. É só procurar por Antônio Carlos Santini, solicitar amizade (ele sempre aceita!) e vc terá a sua disposição a meditação, nesse caso geralmente mais diretamente do Evangelho da Missa do dia seguinte. Espero ter ajudado Abç.

Deixe um comentário