JESUS SE ESPANTAVA… (Mc 6,1-6) – Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

JESUS 2A fé sempre foi causa de espanto quando se manifesta em alguém. Os pagãos se espantavam com a determinação e a alegria dos cristãos que enfrentavam leões e carrascos na arena romana. Antes disso, também Jesus se admirava ao ver a fé do centurião romano (Lc 7,9), da sirofenícia (Mt 15,28) ou da hemorroíssa (Lc 8,48).
Desta vez, porém, o que desperta o espanto do Mestre é exatamente a falta de fé de seus compatriotas. Vizinhos e acostumados com a figura humana do “filho do carpinteiro”, os habitantes de Nazaré foram incapazes de penetrar o mistério que se ocultava em Jesus. Seu aspecto humilde, pequeno e comum foi uma barreira para aqueles que esperavam por um Messias poderoso e vencedor, envolvido na glória deste mundo.
Silvano do Monte Athos [1866-1938] observa que “tanto no céu como na terra, ninguém conhece o Senhor a não ser pelo Espírito Santo”. Não pela ciência humana. Ele prossegue:
“As crianças que não aprenderam absolutamente nada – também elas – conhecem o Senhor através do Espírito Santo. São João Batista, enquanto ainda estava no seio de sua mãe, reagiu à chegada do Senhor. Simeão, o Estilita, tinha apenas sete anos quando o Senhor lhe apareceu, e o reconheceu. São Serafim estava na idade adulta quando o Senhor se manifestou a ele no momento da liturgia. E o velho Simeão chegara à idade muito avançada quando reconheceu o Senhor e o tomou nos braços.
Privada da Graça, nossa inteligência não pode conhecer a Deus, mas é incessantemente atraída para as coisas terrestres: as riquezas, a glória, os prazeres.
O amor pode ser fraco, médio ou perfeito. Quanto mais perfeito é o amor, mais perfeito é o conhecimento.
Ó homens, criaturas de Deus, conhecei o Criador! Ele nos ama. Conhecei o amor de Cristo e vivei na paz; assim alegrareis o Senhor. Com clemência, ele espera que todos os homens venham a ele.
Oh! Milagre! Até mesmo eu, que sou um grande pecador, o Senhor não me desprezou, mas permitiu que o conhecesse pelo Espírito Santo. Como eu seria feliz se todos os povos da terra conhecessem o Senhor!”

Orai sem cessar: “Senhor, socorre minha falta de fé!” (Mc 9,24)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s