UMA PÉROLA PRECIOSA… (Mt 13,44-46) – Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

PÉROLAO Reino de Deus é indizível. Os teólogos suam e sangram na tentativa (inútil!) de definir o Reino em termos racionais. Jesus, ao contrário, usa de imagens: uma pequena semente, uma rede lançada ao mar, uma pérola preciosa.

E que imagem, a da pérola! Produto do fundo do mar, forma-se na sombra e no silêncio, sem que ninguém possa contemplar o processo de sua formação. Mistério. Assim é o Reino de Deus…

Vamos meditar com o ortodoxo Lev Gillet: “O Reino é esta pérola. Jesus não fala dele mesmo na parábola da pérola, mas a parábola diz respeito a ele em muitos aspectos. Ele é o anunciador e o dispensador do Reino. O Reino de Deus, o Reino do Pai assume uma forma concreta ali onde reina soberanamente a vontade de Jesus. Aquele que descobriu a pérola abandona todo o resto. Para ele, a pérola preciosa tornou-se o único necessário. Ele vai, e sua alma canta: ‘Encontrei a pérola. Tenho tudo de que preciso. Não preciso de mais nada. Minha vida atingiu o seu clímax’.

Parece bem estranho, parece inexplicável que muitos daqueles que se deram conta de que o Reino importa mais que tudo no mundo, e que, por um ato de adesão total, receberam e acolheram o Reino – parece bem estranho que estes não vivam em uma espécie de contínua exaltação.
Se conhecêssemos o dom de Deus, nossa vida espiritual não se arrastaria, medíocre e lamentosa. Encontraste a pérola? Então, por que tua alma não canta em uma sóbria embriaguez: ‘Eu possuo a pérola! Enfim, tenho a pérola…’?

Mas é possível ‘comprar’ a pérola? O Reino não é um dom gratuito que a gente aceita ou recusa, mas que não conseguiríamos merecer?

Sim, o Reino nos é ‘dado’. Não poderia ser adquirido com nossos pobres recursos. No que concerne ao Reino, tudo é graça. Entretanto, Jesus fala de comprar a pérola. Aqui, a palavra ‘comprar’ toma um sentido especial. Comprar a pérola é recebê-la, é abrir espaço para a pérola, abrir espaço ao Reino. Isto implica que não deixemos subsistir em nós nada que possa impedir a entrada e o crescimento do Reino.

Jesus e o Reino são um só. Jesus é a pérola, a única verdadeiramente preciosa. Aquele em cuja alma se formar esta pérola, repetirá com João Batista: “É preciso que ele cresça, e eu diminua”. (Jo 3,30)

Orai sem cessar: “Encontrei o amado de minha alma,
segurei-o e não o soltarei.” (Ct 3,4)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s