SE ALGUÉM ME AMA… (Jo 14,21-26) – Texto e poema de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança

LEISA prova real do amor é a obediência. Ao contrário daquilo que se afirma no mundo pagão, sedento de autoafirmação e soberba, quem ama obedece… Um filho que se sente amado não assumirá ares de rebeldia em relação aos pais. A mulher que se sente amada não terá arrepios ao ler o Apóstolo Paulo, que fala de submissão ao marido (cf. Ef 5,22-23). Muito ao contrário, os gestos e atitudes de obediência constituem uma espécie de resposta ao amor recebido. É o amor traduzido em entrega e abandono.
Em nossa vida espiritual, que devemos pensar de alguém que afirma amar a Deus e, ao mesmo tempo, se rebela contra seus mandamentos, autênticas defensas que o Pai celeste nos deu para seguirmos com segurança na estrada da vida? Como amar a Jesus Cristo e, ao mesmo tempo, repelir o sólido ensinamento da Igreja, seu Corpo? Como conciliar as emocionadas declarações de amor e o sentimento íntimo de ser tolhido pelo Amado? Que amor é esse que chega a nos incomodar?
Fazendo um retiro espiritual no Foyer de Charité, em Mendes, RJ, veio-me a inspiração para este soneto, que fala de “Obedecer”:

Obedecer… Deixar que sua Mão
Aponte cada passo do caminho,
Sem escolher a flor, fugir do espinho,
Sem afastar as pedras do meu chão…

Obedecer… Aposentar o “não”,
Deixar meu interesse mais mesquinho,
Abandonar a vida em desalinho,
Deixar que Deus me amasse como o pão…

Obedecer… Queimar os meus navios
E seguir arrastado pelos rios
E remoinhos do querer de Deus…

E, assim, sem resistir ao seu transporte,
Deixar que Ele decida a minha morte,
Transfigurando em luz os erros meus…

Orai sem cessar: “Tuas exigências fazem minhas delícias!” (Sl 119,24)

Deixe uma Resposta

