VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO… (Mt 5,13-16) – Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

salNeste Evangelho, em pleno Sermão da Montanha, Jesus se dirige a nós, seus discípulos, com o convite explícito a irradiar a luz através de nossas obras. Se esta irradiação não chega a ocorrer, estamos desmentindo a presença de Deus em nós…
São João Crisóstomo [347-407 d.C.] comenta a passagem:
“Que vossa luz brilhe diante dos homens! Cristo disse exatamente ‘diante dos homens’. Que vossa luz seja tão grande, que ela não ilumine apenas a vós mesmos, mas que ela brilhe também diante dos homens que precisam de quem os guie. Assim como a luz material afugenta as trevas e permite um caminho seguro àqueles que palmilham estradas materiais, assim a luz espiritual que provém de uma conduta perfeita ilumina aqueles que têm o olhar obscurecido pelo erro e não sabem ver com clareza o caminho da virtude. Ela abre e purifica os olhos de sua inteligência, orienta-os para o bom caminho e os faz caminhar doravante na via da virtude.”
Para o Doutor da Igreja, quem vê a retidão das boas obras é inspirado a dar glória ao Senhor de todos nós. Daí nossa responsabilidade pela escolha do bem. Por contraste, os escândalos que acaso provocássemos fariam o efeito oposto, contribuindo para desviar as pessoas do bem e levá-las a um sentimento de ceticismo ou desânimo.
É provável que você tenha conhecido alguém assim “iluminador”: uma pessoa cuja conduta o fez sentir “saudades” do bem. Alguém que valia a pena imitar. No Séc. XX, conhecemos algumas figuras se tornaram modelos para muita gente, ainda que fossem humanas e também mostrassem suas eventuais fraquezas. Poderíamos lembrar o hindu Mahatma Gandhi, os protestantes Martin Luther King e Albert Schweitzer, os católicos Konrad Adenauer e Madre Teresa de Calcutá. Quem conviveu com eles não pôde evitar que uma luz espiritual iluminasse sua vida e questionasse seus próprios valores e suas escolhas vitais.
Mais perto de nós, uma avó sábia, um professor dedicado ou um amigo fiel podem ter realizado a mesma missão iluminadora.
Lembrar as palavras de Paulo apóstolo: “Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura; as coisas antigas já passaram, eis que tudo se fez novo”. (Cl 5,17) E a grande novidade continua sendo o Bem que irradiamos em nossa vida.

Orai sem cessar: “Vinde e caminhemos na luz do Senhor!” (Is 2,5)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s