NEGUE-SE A SI MESMO! (Mc 8,27-35) – Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

viasacra2Não admira que tanta gente “estranhe” o Evangelho de Jesus Cristo! Nós somos todos pós-freudianos. Aprendemos que não se deve traumatizar as crianças com proibições. É proibido proibir! Os doutores nos disseram para não reprimir nossos instintos, nossas pulsões. Os sábios conselheiros garantem que nós temos o direito de ser felizes (o que, na prática, significa a liberdade irrestrita de fazer sempre o mais fácil, o mais cômodo, mesmo que isto faça alguém infeliz e sangre muitos corações…).
Aí, vem Jesus Cristo e declara: “Se alguém me quer seguir, negue-se a si mesmo…” É que Jesus sabe muito bem qual será o último passo de sua missão: a cruz do Calvário. E ninguém pode subir tão alto se conserva seus apegos, alimenta seus comodismos, sustenta seus interesses.
Com Jesus, subir é sempre perder. Na hora da cruz, todo o corpo se revolta. Na prova da humilhação, o orgulho protesta. Na noite da solidão, a mente se revolta. E todo aquele que tenha iniciado o caminho movido apenas por um entusiasmo juvenil, logo desanima e protesta, arremessando ao solo a cruz insuportável… “É demais para mim!”
A não ser, é claro, que o seguidor de Cristo tenha previamente aceitado a negação de si mesmo. Abrir mão das aparentes seguranças humanas. Tenha rejeitado o tentador apoio dos poderosos. Tenha recusado as conveniências e vantagens do sistema, abandonando-se inteiramente em Deus. E tudo isto, claro, bate de frente com os “valores” do mundo pagão.
São Josemaría Escrivá comenta com sabedoria: “Há no ambiente uma espécie de medo da Cruz, da Cruz do Senhor. Tudo porque começaram a chamar de cruzes a todas as coisas desagradáveis que acontecem na vida, e não sabem aceitá-las com sentido de filhos de Deus, com visão sobrenatural. Até tiraram as cruzes que nossos avós levantaram nos caminhos!” Mal sabia o Santo que logo começariam a arrancar também os crucifixos de nossas paredes…
Ainda tenho medo da cruz? Minha religião ainda é um sistema adotado para facilitar a minha vida? Ou já me dispus a abraçar Jesus e, com ele, a cruz que me salva?

Orai sem cessar: “Confia ao Senhor a tua sorte. Espera nele e Ele agirá!” (Sl 37,5)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s