O CAMELO NO BURACO DA AGULHA… (Mt 19,23-30) – Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

camelo no buraco da agulha

Um divertido ensinamento de Jesus: vocês querem salvar-se? Então, sejam como um camelo que passa pelo furo de uma agulha. Para desgosto e incômodo de especialistas que tentam reduzir ou reinterpretar as palavras do Mestre, estamos diante de uma evidência: Jesus escolheu exatamente o maior animal da Palestina – o camelo – e o menor buraco da época – o furo de uma agulha.
Para que ele fez isto? Ora, para dizer que salvação não é uma conquista humana. Não será por nossos méritos, nem sangue nem suor, que conseguiremos passar pelo “furo da agulha”. Ou Deus nos dá a salvação – pura graça – ou estamos condenados… Curiosamente, muitos honestos ficam incomodados com a descoberta. Os santos, ao contrário, ficam felizes: “Graças a Deus! Não depende de mim! É puro dom!”
Assim comenta Helmut Gollwitzer: “Do ponto de vista humano, a questão da vida eterna acabaria em uma derrota, batendo de frente com o muro deste “impossível”! O destino ou as condições humanas desfavoráveis da existência humana nada podem fazer diante deste fracasso: a impossibilidade em questão é ainda mais grave. A derrota do homem provém da escravidão a que seu próprio eu o acorrenta. Assim ele fecha para si mesmo o caminho da vida eterna”.
Então, estamos perdidos? Não. O impossível humano é possível para Deus (cf. Mt 19,26). “O que a Lei não podia fazer – comenta Gollwitzer – Deus o realizou enviando o seu próprio Filho. Tendo o homem fracassado diante dos mandamentos, Deus retoma em suas mãos a obra da salvação. Doravante, fica esclarecido o sentido da Graça.”
Então, não é preciso o meu esforço? Precisa, sim… Ganhar o Reino supõe, no começo, a perda e o abandono, diz o mesmo autor. Deixar a casa, os irmãos, os pais, a mulher e os filhos. Mas esta renúncia é apenas o início, não o fim. É assim que os olhos dos discípulos, apegados às coisas deste mundo, são orientados para o eon que vem.
O mundo passa. Jesus não passa. Deixar pelo caminho os pesados fardos acumulados ajudará o camelo a transpor o caminho estreito. E o buraco da agulha se abrirá àquele que abandonou o supérfluo para receber – gratuitamente – o único necessário: o próprio Senhor dos impossíveis…

Orai sem cessar: “O Senhor resgata a vida de seus servos!” (Sl 34,23)

Anúncios

2 pensamentos sobre “O CAMELO NO BURACO DA AGULHA… (Mt 19,23-30) – Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s