É BOM FICARMOS AQUI… (Mc 9,2-10) – Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

transfiguraçãoClaro que é bom! Um alto de montanha inundado de luz… Um Mestre glorioso e radiante… Um espetáculo para os olhos… Não admira que os três favorecidos – Pedro, Tiago e João – pensem em fazer do Tabor o seu acampamento definitivo! Não há lugar melhor para cravar três tendas e descansar…
Mas existe outra montanha. O Tabor e o Calvário são dois pratos da mesma balança, dois polos de um mesmo sistema vital. E os três apóstolos ainda não compreenderam que foram escolhidos para ver a glória atual de modo que possam suportar a derrota futura.
Sim, o Tabor é a vacina para o Calvário. A montanha luminosa deve preparar-nos para a montanha tenebrosa. Depois de contemplar o sol celeste, devemos estar imunizados para o desânimo e o fracasso quando as trevas da hora nona cobrirem o planeta. E elas virão.

Na visão do Tabor, a Primeira Aliança vem dialogar com a Aliança nova e eterna. Moisés e Elias – a Lei e os Profetas – conversam com Jesus. O assunto? Sua futura morte na cruz. Será que os apóstolos não ouviram bem? Enlevados pelo espetáculo, adormeceram? Terão percebido a voz divina que saía da nuvem de fogo? “Este é meu Filho bem-amado. Ouvi-o!”
Temos sentidos seletivos: ouvimos o que interessa, vemos apenas o que agrada. Eles também. E o Mestre não deixa dúvidas: se alguém pretende segui-lo, abrace a sua cruz cada dia (cf. Lc 9,23). Mas apenas João marcará sua presença aos pés da cruz, quando os marmanjos fugirem todos diante do inesperado desfecho.
No cenário sangrento do Calvário, João poderia ter dito: “Não é bom ficarmos aqui. Mas é aqui que o Mestre me chama a fazer-lhe companhia”. O discípulo amado é também o discípulo amante. Por isso é fiel na hora mais difícil…
E nós – cristãos do 3º milênio – herdeiros diretos da Tradição apostólica, não podemos renegar o testemunho daqueles que viram a Luz e ouviram a Voz. Mas, acima de tudo, daquele que contemplou ao vivo a morte sacrificial de Jesus Cristo. Sua morte na montanha do Calvário demonstra de modo cabal a que ponto chegou o amor do Pai pelos homens.
Orai sem cessar: “E na tua luz, vemos a luz!” (Sl 36,10)
Anúncios

Um pensamento sobre “É BOM FICARMOS AQUI… (Mc 9,2-10) – Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s