A MAIS PEQUENINA DAS SEMENTES… (Mt 13,31-35) – Texto e soneto de Antônio Carlos Santini, da Com. Católica Nova Aliança.

folha ao ventoPequenina, sim, mas vai crescer. O exegeta alemão Joachim Jeremias lembra que o homem oriental vê as coisas de um modo diferente do nosso. Não considera o aspecto de transformação, de evolução progressiva, como nós. Ao contrário, olha uma ponta (a minúscula semente) e a outra ponta (a árvore já crescida). E contempla o mistério ali embutido.
E como Deus gosta de trabalhar com as coisas pequenas! Gosta de agir por meio de gente pequena. E a graça de Deus manifesta um dinamismo invencível: com pouco, faz muito! Os servos de Deus, mergulhados na missão que lhes foi dada, sempre se admiram com a desproporção entre seus limitados recursos humanos e as maravilhas impensáveis que o Senhor realiza por meio deles. Até mesmo a humilde Virgem de Nazaré chegou a exclamar: “O Senhor fez em mim maravilhas!” (Lc 1,49.)
Foi com um sentimento da mesma natureza que compus o soneto:
 
“FOLHA AO VENTO”

Pequena é minha vida. A força é pouca
Para lutar tão áspero combate:
Na oposição, o ânimo me abate;
Para louvar, a minha voz é rouca…

Quando falas, minha alma se faz mouca
E não abre ao Amor que, humilde, bate…
E assim, de disparate em disparate,
Prossegue o seu caminho como louca!

Pequeno sou, meu Deus! Pequeno sou
E, como folha seca, ao vento eu vou
Voando e revoando pela estrada…

Mas não faz mal que tão perdido eu ande:
Se sou pequeno, o teu Amor é grande
Para, um dia, ser tudo no meu nada…

Orai sem cessar: “O menor se tornará um milhar!” (Is 60,22)

Texto e soneto de Antônio Carlos Santini, da Com. Católica Nova Aliança.

Deixe uma Resposta

