PERIGOS DE UMA SOCIEDADE LAICA – Texto de Francisco Fernández Carvajal, in Falar com Deus

LAICISMOASSIM COMO O HOMEM que exclui Deus da sua vida se converte em árvore má que dá maus frutos, a sociedade que pretende desalojar Deus dos seus costumes e das suas leis produz males sem conta e gravíssimos danos para os cidadãos que a integram. “Sem religião, é impossível que os costumes de um Estado sejam bons” (Leão XIII). Surge então o fenômeno do laicismo, que quer substituir a honra devida a Deus e à moral baseada em princípios transcendentes, por ideais e princípios de conduta meramente humanos, que acabam por ser infra-humanos. Ao mesmo tempo, pretende-se relegar Deus e a Igreja para o interior das consciências e ataca-se com agressividade a Igreja, o Papa, quer diretamente ou em pessoas e instituições fiéis ao seu Magistério.

Não é raro então que “onde o laicismo consegue subtrair o homem, a família e o Estado ao influxo regenerador de Deus e da Igreja, apareçam sinais cada vez mais evidentes e terríveis da corruptora falsidade do velho paganismo. Coisa que acontece também naquelas regiões onde durante séculos brilharam os fulgores da civilização cristã” (Pio XII). Esses sinais produzidos pela secularização são evidentes em muitos países, mesmo de grande tradição e raízes cristãs, onde esse processo progride a olhos vistos: divórcio, aborto, aumento alarmante do consumo de drogas, criminalidade, desprezo da moralidade pública… O homem e a sociedade desumanizam-se e degradam-se quando não têm a Deus como Pai, um Pai cheio de amor, que sabe dar leis para a própria conservação da natureza humana e para que as pessoas encontrem a sua dignidade e alcancem o fim para que foram criadas.

Perante frutos tão amargos, nós, os cristãos, devemos corresponder com generosidade à chamada recebida de Deus para ser sal e luz onde estivermos. Devemos mostrar com obras que o mundo é mais humano, mais alegre, mais honesto e mais limpo quando está mais perto de Deus. Vale a pena viver a vida tanto mais quanto mais estiver informada pela luz de Cristo.

Anúncios

Um pensamento sobre “PERIGOS DE UMA SOCIEDADE LAICA – Texto de Francisco Fernández Carvajal, in Falar com Deus

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s