CONTÍNUA UNIÃO COM DEUS – Trechos de “O Diálogo”, Sta.Catarina de Sena.

corpoDEUS PAI, a Santa Catarina de Sena, n’O Diálogo, chama “perfeitíssimos” aqueles que, segundo Suas próprias palavras:

“Conservam sempre a graça, com toda satisfação do espírito. Todas as vezes que desejam unir-se a mim, podem fazê-lo. Suas vontades se encontram num altíssimo grau de união com a minha; nada as consegue separar. Todo lugar é lugar, todo tempo é tempo de oração. Seu modo de viver desprendeu-se da terra, encontra-se no céu (Fl 3,10). Afastaram de si as afeições mundanas, bem como o amor sensível; galgaram as alturas na escada das virtudes (…). No primeiro degrau, eles se libertaram do pecado; no segundo, saborearam o amor cordial, secreto, pelo bem; no terceiro, que é o degrau da paz e quietude do espírito, atingiram o perfeito amor. Neste último repousam em minha verdade, descobrindo a mesa, o alimento e o servidor na mensagem de Cristo crucificado.

Eu sou a mesa. O Verbo encarnado é o alimento; seja porque nele esses meus filhos perfeitíssimos têm sede de almas, seja porque ele lhes foi dado como sustento. Em seu corpo e sangue, no sacramento eucarístico, recebe-se o perfeito Deus e o perfeito homem. Eu o dei para que vós, peregrinos e viandantes, não pareis de caminhar por fome, nem vos esqueçais do valor do sangue, derramado em vosso favor com imenso amor. Dei-o assim para que sejais fortes e vossa caminhada seja feliz. Servidor é o Espírito Santo, que conede aos perfeitíssimos favores e graça. Este amável servidor traz e leva: traz até mim os amorosos anseios e leva até eles o fruto do meu amor e de seus esforços, no qual se alimentam. Como vês, sou a mesa, meu Filho é o Alimento, e o Espírito Santo que de nós procede é o servidor.

in O Diálogo, Ed.Paulus, 6a ed., págs. 162/3.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s